Espaço para matarmos a saudade e nos reanimarmos para o trabalho dentro do Movimento da Fraternidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

O que é uma COMUNIDADE CRISTÃ.

Justificativa
Tendo em vista as demandas dos jovens da V COMEMOFRA e as necessidades do Movimento da Fraternidade, a organização do encontro buscou nova metodologia, a fim de promover uma participação efetiva dos confraternistas.
Buscou-se a contribuição de cada Região Fraterna, que inicialmente apresentou propostas, as quais foram amplamente discutidas por membros da CIFRATER e demais Regiões Fraternas.
Este trabalho a seguir formalizado, é o resultado da VI COMEMOFRA.

Conceito
Comunidade Cristã é aquela que vivencia os ensinamentos de Jesus, não estando restrita a um espaço físico ou número de indivíduos; permanecendo em sintonia com o contexto histórico social de sua época.
Considerando Comunidade Cristã como um reflexo do indivíduo e de suas relações, abordou-se os aspectos abaixo:

Economia
Segundo Allan Kardec, “imaginar que ainda estamos nos tempos em que alguns apóstolos podiam pôr-se a caminho com um bastão de viagem, sem cogitarem de saber onde pousariam, nem do que comeriam, fora alimentar uma ilusão que bem depressa amarga decepção destruiria. Para alguém fazer qualquer coisa de sério, tem que se submeter às necessidades impostas pelos costumes da época em que vive e essas necessidades são muito diversas das dos tempos da vida patriarcal.”
Partindo do fato de que a Economia varia de acordo com a situação própria de cada comunidade, serão expostas diretrizes visando um direcionamento dentro dos princípios cristãos.
- Realização, por técnicos especializados, de um diagnóstico da conjuntura econômica na qual se insere a comunidade, como base para se definir a estrutura econômica;
- Com bases no diagnóstico realizado, o estabelecimento de diretrizes econômicas deve acompanhar os princípios filosóficos, científicos e religiosos de maneira integrada e equilibrada. Para tanto, as atividades a serem desenvolvidas não devem colidir com tais princípios da comunidade;
- A comunidade deve conquistar a auto-suficiência, não no sentido de produzir tudo o que necessita, mas sim no sentido de adquirir saúde financeira;
- Os comunitários devem estar comprometidos com a auto-suficiência da comunidade, estando vinculados de alguma maneira ao resultado econômico, seja ele positivo ou negativo;
- Reconhecendo que os fatores são um importante estímulo para o desenvolvimento dos homens, estes não devem ser abolidos, mas sim modificados segundo os preceitos cristãos;
- A comunidade precisa ter um plano econômico que dê segurança aos seus membros quanto a um futuro estável.
- Deve-se buscar a evolução constante das atividades econômicas, visando incorporar as técnicas mais modernas possíveis, para que estas sejam competitivas;
- As atividades econômicas deverão ser avaliadas periodicamente pelos comunitários para que não se afetem das diretrizes propostas.

Assistência Social
A Assistência Social numa Comunidade Cristã deve visar a família, dando condições para sua estruturação, pois esta é a base da sociedade.
A Assistência Social visa ao mediato, embora atenda ao imediato, buscando transformar o assistido em assistente.
- Pra a organização da Assistência Social, deve haver a formação de um programa de trabalho, levando em conta a aptidão do comunitário, demanda interna a às necessidades da região onde a com unidade está situada;
Assistência Social Material
- O serviço de Assistência Social deve procurar suprir às necessidades dos indivíduos nas áreas médica, psicológica, habitacional, social, pedagógica e profissional, buscando resgatar a condição de cidadão.
- Auxiliar, se necessário, as famílias que trabalham fora na assistência aos seus filhos.
- Desenvolver atividades que promovam o bem estar do idoso.
Assistência Social Espiritual
- Promoção do indivíduo por meio do trabalho de Evangelização, incentivo à realização do Culto no Lar, tarefa de passes e reuniões de desobesessão;
- Na assistência Social Espiritual deve haver amor, clima de fraternidade, carinho no dia-a-dia, colaborando para o entendimento do Cristianismo na teoria e na prática.

Educação
Numa comunidade Cristã a Educação deve visar a cristianização do educando e o desenvolvimento integral do espírito, levando-o ao aperfeiçoamento de todo o potencial latente que trás em seu interior.
A Educação não deverá prender-se unicamente ao aspecto intelectual o qual, embora importante, não é completo, mas englobar também outras formas tais como:
- Moral, social, religiosa,sexual, artística e física.
Onde viver a Educação:
- na escola;
- na família;
- no ambiente de trabalho;
- nas relações sociais;
- no Grupo de Fraternidade.
Metodologia:
Destacam-se como elementos educativos o aprender fazendo e o exemplo. Na Comunidade todos educadores e educandos.

Cultura
Tendo como conceito de cultura “o conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade (Antropologia Cultural, Melville J. Herskovits)”, é necessário que em qualquer atividade a ser realizada com uma comunidade já existente, busque-se conhecer sua realidade, recursos disponíveis e necessidades.
- A Comunidade deve procurar motivar e envolver as pessoas a participarem das atividades culturais propostas;
- A Comunidade deve procurar criar mecanismos que preservem sua cultura, bem como formas de avaliação e incorporação de valores positivos;
- Apesar de conotação coletiva, a cultura na Comunidade Cristã deve incentivar a manifestação individual.

Saúde
O problema da Saúde é de vital importância, por dele dependerem os vários quesitos da felicidade. Entendamos, porém, a Saúde, como sendo um conjunto de condições que decorrem do equilíbrio orgânico e espiritual, bem estar psicológico e social e satisfação econômica.
A Assistência e a Promoção à Saúde deverão concentrar seus esforços na ação preventiva. As áreas curativa e paliativa deverão, mo entanto, estar preparadas para atender a Comunidade sempre que necessário. Este trabalho deverá ser realizado por profissionais especializados, de preferência com convicções cristãs.
Tipos de Assistência à Saúde
- Assistência Social
Assistir às famílias da Comunidade, verificar suas necessidades e cadastra-las para que se
possa participar do desenvolvimento de cada uma delas, compatibilizando a assistência com a capacidade da Comunidade.
- Assistência médica-odontológica
Necessidade de acompanhamento médico (inclusive oftalmológico) e odontológico, principalmente na fase da infância. Oferecer material adequado para atendimento e pessoal habilitado capaz de perceber o indivíduo como um ser humano e não apenas como um “conjunto de órgãos.”
- Assistência psicológica
Necessidade de profissional competente para auxiliar no relacionamento entre as pessoas, além de colaborar com a metodologia educacional de pais e professores. Ajudar no ajustamento do indivíduo na sociedade e vice-e-versa.
- Assistência espiritual
Necessidade de local e pessoas preparadas para recepcionar e assistir. Criar ambientes equilibrados e proporcionar conhecimento através de palestras, leituras e cursos. Enfim, incentivar a prática do evangelho de Jesus, transformando o assistido em assistente.
Tipos de Promoção à Saúde
- Educacional
Promovendo a educação, o indivíduo vai aprender a importância da alimentação equilibrada, da higienização adequada, da necessidade do respeito e interação com o meio ambiente, das práticas esportivas e culturais, das atividades ocupacionais e da necessidade do crescimento espiritual para uma vida saudável.
- Cultural
Promovendo e facilitando o acesso à cultura, proporcionar-se-à o lazer, favorecendo a socialização dos indivíduos, o conhecimento da história pessoal e coletiva e o despertar da prática da caridade.
- Atividades ocupacionais
O exercício do trabalho profissional responsável, a ajuda ao próximo e as atividades recreativas criam no indivíduo o desenvolvimento físico, intelectual e moral, proporcionando-lhe a auto-estima e a saúde.
- Previdência
Constituir um sistema previdenciário eficiente de acordo com as condições e necessidades da comunidade. Com relação à aposentadoria, deve-ser-á criar trabalhos alternativos para manter o aposentado ocupado física e mentalmente de maneira a não atrofiar sua capacidade motora e psicológica, tornando-o útil à sociedade.
- Habitação / Ambiente salutar
Promover a construção de habitações que possuam um sistema de saneamento básico que evite a agressão ao ecossistema e de modo a propiciarem conforto ao indivíduo.
- Alimentação
Atentar para a busca de uma dieta equilibrada, conveniente a cada indivíduo, de acordo com sua faixa etária e outras características próprias.
Ter cuidado em selecionar alimentos de qualidade no momento da aquisição.
Armazenar e preparar cada item de maneira apropriada, mantendo sempre a higiene.
Dependendo da dimensão da Comunidade, recorrer aos serviços de uma nutricionista.

Trabalho
Para que exista e funcione a Comunidade Cristã é indispensável a ação do Trabalho, que se faz presente em todos os momentos. Para um pleno desenvolvimento da Comunidade Cristã, o trabalho poderia atender a alguns requisitos, tais como:
- Todo trabalhador deve ser valorizado, pois é peça importante de uma engrenagem;
- O comunitário deve trabalhar no setor em que melhor se adeque, de acordo com a sua qualificação e aptidão;
- A Comunidade deve procurar uma forma de remuneração do trabalho que não caia na exploração capitalista e estimule o indivíduo a produzir;
- A remuneração do trabalho deve ser proporcional ao esforço e ao empenho de cada um, atenuando as diferenças salariais o quanto possível;
- O trabalho deve ser planejado e organizado pelos comunitários, de forma que a administração fique à cargo de um membro escolhido por eles mesmos, significando a democratização da Comunidade;
- Os lucros gerados pela produção do trabalho terão parte repartida entre os comunitários (salário remunerado) e parte para manutenção e melhorias na Comunidade;
- O trabalho deve constituir na Comunidade, um elemento integrador e promotor do indivíduo;
- O trabalho voluntário deve ser incentivado como forma de manifestação cristã.
Conclusão
Após as discussões promovidas na VI COMEMOFRA concluiu-se que cada indivíduo traz em si uma comunidade Cristã, na medida em que vivencia e exemplifica o ideal evangélico através do esforço próprio em função de si mesmo e da coletividade. Esse processo, depende mais de um esforço de adaptação e não um grau elevado de evolução.
Cidade da Fraternidade, 28/02/1995.

4 comentários:

Larissa disse...

Ei Thais, como é bom reavivar a memória, lembro que esse foi um trabalho levado muito a sério nas regiões, durante o ano (preparação) e na VI Comemofra. Os jovens se empenharam muito, víamos todos concentrados trabalhando e o resultado foi o que está aí. Lembramos também que foi muito bem orientado pelo Aulus, que era o coordenador na época, e toda a equipe que não lembro todos agora, inclusive os representantes regionais que assumiram a responsabilidade nas regiões. Muito legal, valeu Thais, pela lembrança.

Thaís Moya disse...

Ei, Lara! Que interessante! Você não gostaria de escrever um pouquinho sobre como eram as coisas nessa época? Queria muito postar aqui, acho que muita coisa se perdeu, que era boa, a maneira de como o trabalho era conduzido e as discussões também. O que acha? Beijos

Unknown disse...

Acho ótimo! vou tentar fazer isso até o final de semana, pode ser? Beijos

Thaís Moya disse...

Claro! Combinado, então! Mande pro meu email, quando puder! Beijos!