Espaço para matarmos a saudade e nos reanimarmos para o trabalho dentro do Movimento da Fraternidade.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Bônus Hora na Cifrater

A imagem abaixo foi tirada da porta da administração da Cidade da Fraternidade no ano de 1991 (mês de janeiro). Interessante notar que o sistema naquele tempo era de bônus hora, segundo soube por alguns comunitários que viveram aquela época, não havia circulação de dinheiro na Cidade, e sim esses bônus, obviamente fazendo alusão ao sistema utilizado em Nosso Lar. Soube também que durante esse período não era permitido comer carne, o almoço e jantar eram coletivos, por isso o refeitório da Cidade ficou conhecido como "coletiva" e para o café da manhã, cada lar recebia uma cota mensal de café, açúcar e outros itens que deveriam ser administrados para durarem trinta dias. Isso só para mencionar algumas coisas... Agora vamos pensar aqui: qual a idéia que se tinha naquela época sobre os objetivos e rumos da Cifrater? E hoje? O que, enquanto Movimento, enquanto GFE's e fraternistas vislumbramos para a Cidade da Fraternidade? Talvez nem saibamos dar essa resposta de pronto. Faz-se necessário e urgente nos reunirmos em nossas regiões para refletirmos e chegarmos a conclusões do que queremos, caso contrário não chegaremos a lugar algum.


Legenda: "Bonificação Especial: de 200 a 1000 bônus hora Bom estão sendo oferecidos como Bonificação Especial aos comunitários a partir de janeiro de 1990. Comprove seu direito para merecimento e produtividade e exija o pagamento. A Coordenação."

3 comentários:

Nadia Moya disse...

Nossa que coisa ne?!
Essa estoria do bonus hora eu nao sei dizer se eh uma coisa que deveria voltar ou se eh boa mesmo, mas sobre a coletiva eh muito interessante saber que antes o pessoal fazia as refeições unidos, juntos, como uma comunidade mesmo!
Acho que a proposta de toda comunidade eh o desafio de sair da sua individualidade em prol do coletivo...eh vc abrir mao das suas coisas pessoais, de ficar sozinho em casa, de fazer coisas sozinho pra fazer em conjunto, senao vira um lugar como outro qualquer, uma cidade comum.

Eh dificil, por isso se faz uma comunidade pra que todos partilhem do mesmo desafio e se apoiem e se desenvolvam juntos...talvez isso tenha se perdido la na cifrater e no movimento, o proposito de viver coletivamente...

Beijos a todos!

Tonho disse...

Não sei se tenho o direito de ficar opinando por nunca ter morado lá (ainda), mas acho muito interessante o uso da coletiva como lembrou a nádia, bem como as preces coletivas, pelo menos em horários coletivos.

:)

Thaís Moya disse...

Oi, gente! A questão das refeições coletivas eu cheguei a pegar quando morei lá em 2002. É legal sim, mas num lugar onde a individualidade é um pouco restrita, pois os seus vizinhos são também seus colegas de trabalho, fraternistas no GFE, etc, isso tem que ter uma abordagem bem leve para não virar uma tensão. Por isso temos que ser muito amigos uns dos outros para termos mais convivência agradável. Quanto aos bônus hora, o que pensam?
Abraços!